A CEAGESP (Companhia de Entepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) surgiu em maio de 1969. Em 1997 a empresa foi federalizada e seu controle passou para o Ministério da Agricultura.
Desde o seu surgimento, centraliza o abastecimento de boa parte do país, onde nove mil toneladas de alimentos são comercializadas diariamente, uma verdadeira cidade instalada em 7000 mil m² de área, com movimento diário de mais de 50 mil pessoas, 10 mil veículos e aproximadamente 5 milhões de dólares em vendas.
É neste ambiente e para um público crescente, que a CEAGESP solicitou este projeto para renovar o perfil da instituição, criando novos serviços e equipamentos para melhor atender ao grande público, criando também um novo pólo de alimentação para a cidade de São Paulo.
• Centro Gastronômico e Praça de Eventos
Área especial para implantação de um núcleo de restaurantes voltados ao público externo. Será um núcleo nos moldes de Puerto Madero de Buenos Aires. A área definida é o grande galpão ao lado dos Silos.
• Armazém Jaguaré com acesso exclusivo
• Centro de Especiarias
A CEAGESP não tem ainda uma área de comércio de especiarias, frios, queijos, vinhos e produtos importados, de tipos secos e molhados. Esse será o novo serviço de alimentação a ser implantado no local, completando a linha de Produtos Alimentícios dirigido ao grande público.
Criação de Serviços especiais dirigidos aos usuários da CEAGESP:
• Casa do Caminhoneiro
• Posto de Saúde